2.10.12

Stijldanslessen - Dança de Salão, em holandês.



Tô aqui na Holanda e com muito tempo livre. Tempo que era pra estudar, na verdade, mas me conhecendo bem, chamo de tempo livre.

Com isso e com a imensa oferta de coisas pra fazer fora da sala de aula, resolvi olhar o que é que eu posso fazer. Decidi tentar a dança de salão. Já fiz no Brasil, durante muito tempo (um ano, mais ou menos). Achei aqui e na descriçao tinha valsa, cha-cha, quick step, tango (yay) e jive. E também falava pra chegar lá na sala e ver qual era a parada da dança.

Cheguei, vi uma sala lotada de holandês e todos estavam dançando valsa. Fiquei paradinha, só observando. Dois minutos depois chegou um super simpático (ajudante de professor) e veio falando comigo, em holandês. Respondi em inglês que eu queria ver a aula, porque tinha interesse em talvez fazer porque já tinha feito algumas danças de salão no Brasil e que achava legal, ele disse pra eu olhar e qualquer coisa perguntar pra ele depois, porque como nao tinha par, nao dava pra eu fazer a aula no dia. Falou que eu podia sentar na mesinha se eu quisesse e eu achei melhor ficar na porta mesmo. 

Depois de uma música que ele tinha saído, veio outro ajudante de professor e meio que me expulsou da porta e mandou eu sentar na sacada (tipo um mesanino). Aí eu fiquei lá que nem boba vendo o povo dançar valsa. Cinco minutos depois o bonitinho simpático que veio falar comigo primeiro falou que tinha um garoto sem par e que eu poderia fazer aula. Fiquei meio sem jeito, porque ele insistiu de verdade (e eu tava de tênis de academia, porque a ideia era ficar ali meia hora, ver qual era a da dança e ir malhar). Fui. 

As pessoas fazem essa aula há umas três semanas, tiveram o básico de cada dança. Eu tinha caído de paraquedas ali. E tava meio nervosa. E a aula era em holandês. É, uma aula de dança, não precisa na maior parte das vezes de se entender o que o professor fala, certo? Errado. Esse professor pára a dança a cada minuto, manda a gente trocar de par, melhorar a postura, fazer isso, fazer aquilo. Em holandês. Minha sorte é que eu achei um par gracinha que me traduzia tudo. 

Mas valsa, man, é muito lento. Me perdia nos passos toda hora. O engraçado foi que mal cheguei e conheci meu par, Bas, e o passo e tive que trocar duas vezes de par. Holandeses são engraçados dançando. Eles são muito altos, muito esticados e tem essas pernas gigantes que fazem qualquer um perder o ritmo. Mas são melhores que eu na valsa. Porque lento não é muito meu lance. Tem que deixar ir com a música que é lenta. Daí eu perco o passo e piso no pé do holandês. 

Quick step é uma dança estranha, mas muito mais tranquilo de pegar que a valsa. Mas a gente dançou bem pouco também... Depois veio o jive e o quick step. E ouvi dizer que eu nasci pra isso (porque peguei os passos muito rápido). E o professor falando em holandês, fazendo piadas (que eu sabia que era piadinha porque todos riam e meu par me traduzia tudo depois de todos rirem).

Ah, teve uma hora que o professor ensinou o latin-jive, que tem um pouco mais de balanço nos quadris e ficou mandando todo mundo fazer a reboladinha. E o Bas dizia que eu nao precisava daquele exercício porque nós ja temos o suingue latino e tudo mais. Eu ri. Me perguntaram porque eu não fazia salsa e sim dança de salão e eu disse que preferia aprender mais danças, em vez de só salsa.

Vou voltar lá semana que vem, pra dançar de novo. Pra decidir se eu vou ou não fazer uma aula toda em holandês. Engraçado é que toda hora que eu trocava de parceiro eu tinha que avisar: 'ó, não entendo nada que o professor fala, então cê traduz pra mim?' E também: 'e outra, é minha primeira aula, então eu realmente não sei se sei fazer os passos'. E fiquei feliz com as respostas de "nada mal pra primeira aula". 

Acho que holandeses são bem legais, mas adoram se fechar na bolha de só falar holandês (descobri que é por isso que muitas casas nao aceitam estudantes estrangeiros - pra poder falar holandes em casa. E também descobri que muitos clubes de esporte e cultura nao abrem mão do holandes, apesar de serem aberto a não-holandeses. Você tem que conviver com isso, desculpa). Como tô aqui pra correr riscos, vamos tentar aprender esses ritmos que eu achava possível no "So you think you can dance".

PS: o google traduz todas as páginas em holandes pra ingles, que daí eu consigo entender. Teve uma página que tava em ingles e ele traduziu: Non-Dutch (que é não-holandeses) pra Non-English. Alguém me explica?

Nenhum comentário: