23.9.12

Um mês.

Esse post é um post comemorativo de um mês na Holanda. Um mês completamente novo.

Novo pelo fato de eu estar morando longe da família, sozinha. Novo porque tudo da casa depende de mim. Não tem ninguém pra lavar minha roupa, arrumar minha cama, fazer minha comida e conversar. É bom, ao mesmo tempo que é ruim. Não sei fazer compras no supermercado, que dure o tempo certo até o próximo dia de compra. (Tô aprendendo, mas é difícil)

Novo, porque de repente eu tenho que conversar com amigos, no geral, em inglês. Aqui vivem muitos brasileiros e portugueses, então não sinto tanta falta de falar português, não. Mas sabe aquela dúvida na matéria, que vem em português, ou um comentário genial que cê tem que sai automaticamente não em inglês, ou aquela hora que você está distraída demais pra pensar em inglês? Então, faz falta. Aí eu começo a falar com os amigos mais amigos, em português e só depois cai a ficha de que eles não entendem patavinas do que eu falei. Aconteceu várias vezes. Com várias pessoas e mais de uma vez com cada um.

Novo, porque estou na Holanda, numa cidade que não é a minha. Numa universidade que não é a minha. Com professores que eu não conheço. (Vendo matérias antigas, de um jeito novo). Não tendo Leo, Daniel, Ju, Vinícius ou outro da minha sala dividindo (resolvendo) minhas dúvidas.

Novo, porque tem muita gente nova na minha vida. MUITA gente nova. Pessoas que eu conheço a um mês ou menos, mas que parece um ano ou mais. A Helô, uma das brasileiras da minha cidade, falou sobre intensidade. Intensidade em tudo que eu tô vivendo, uma enxurrada de informação e de sentimentos. Tanto sentimento que distrai da saudade. Tanta informação que fica menos dolorido. É muita coisa pra pensar, fazer, conhecer e entender, que nem quando eu páro, que nem esse fim de semana de quarto, computador e "solidão", dói.

Talvez porque tenha um mês, só. Tem muito tempo pra saudade, uns onze meses pela frente. Um aniversário e um natal gelados. Um reveillon indefinido. Uma proposta, de ficar aqui dois anos, a ser analisada.

Um comentário:

Anônimo disse...

Taiga,
Junto a esse turbilhão de emoções e sentimentos, vem também um caminhão de aprendizado,um redirecionamento para sua vida,uma mudança de valores, que fará você "crescer" muito mais. Quanta experiência nova!!! Vá, enfrente os desafios com garra.Um ou dois anos,passam rapidinho, e vamos driblando a saudade. Beijos! Família Braga