10.10.12

Um pouco mais de brasileiro na vida

Hoje começo contando um pouco das coincidências da vida:

Já disse em alguns lugares como esse mundo holandês é povoado por gente linda. Existe uma parcela considerável de pessoas estilosas, bem vestida, interessante, além de bonita. Estávamos em Amsterdã linda, numa festa com a playlist excelente, nos divertindo: eu, Helô, Lucas e Casé. Como bobos que somos (<3) passamos grande parte da noite olhando pras pessoas e comentando sobre tudo. Na festa os meninos tinham sido abordados porque todos tem óculos legais (eu estava usando lentes no dia), por um casal mega estiloso (com direito a foto e tudo). (E não é a primeira vez que acontece isso, já fomos abordadas outras vezes em Amsterdã, em um bar cheio de lindos, quando eu estava usando óculos, eu e Helô, pra falar que nossos óculos eram lindos). Ao final da festa, estávamos descendo a escada e comentamos, em bom português, que nos protege de sermos entendidos, que o óculos do cara da frente era muito legal. Ele virou pra trás e perguntou de onde a gente era. Em português. Choque. 
- De Belém - disse Lucas, depois de um segundo de silêncio devido ao choque.
-Sério? - Disse Ron, o Holandês.
-Sério? - Dissemos todos os brasileiros - Sério que você fala português e conhece Belém? - Misto de pessoas chocadas
-Sério. E você? - Ron me perguntou.
-Belo Horizonte.
-Ai, não, sério? De BH? Eu amo BH, minha namorada é de lá, passei lá um tempão.

E a conversa seguiu, achando vários pontos em comum, com todos. Ron é um holandês que apaixonou por uma brasileira, morou no Brasil 6 meses e estava morrendo de saudades de falar português, adorou a idéia de achar um tanto de gente pra praticar. O único defeito é que ele é "Galo, lógico".

Daí, ontem teve uma "festa latina", que ia "tocar salsa", e fomos eu, Helô, Fred e Vini. Estávamos guardando nosso casaco, e eu comentei qualquer coisa em português com a Helô. Tinha mais um menino na sala e eu levei um senhor susto quando ele veio falando: "Brasileira?"

Acontece que ele, o Igor, mora aqui em Enschede, a trabalho, e é amigo dum tanto de gente que fala espanhol, dança salsa e não conhecia nenhum brasileiro direito aqui na cidade. Ele disse que tinha uns 9 meses que não falava português pessoalmente. Não consigo pensar em como é isso.

Daí que eu tava conversando ontem, na festa latina, com o organizador da festa, porque a festa latina em 1 hora se tornou uma festa normal de holandês, com uma música normal que holandês gosta e que eu queria fazer uma brasileira e latina de verdade. Aí o menino me aponta um loiro, estilo Thor, e diz que o menino era brasileiro.

De novo, eu e a Helô chegamos pra conversar com o menino, quando perguntamos como assim era brasileiro, ele diz:
-Minha mãe é de BH, uai. Sô mineiro, né.

Pessoas, saía uma lágrima de felicidade cada vez que ele falava "uai". Ele usava direito, que nem a gente usa. Mas o sotaque dele era tão divertido, porque, né, ele é alemão e fala alemão todos os dias. Mas o português dele é ótimo e cheio de gírias, "tipo", "né", "uai", achei GENIAL. Muito feliz, quando ele disse "Cruzeiro, mas é claaaro". 

Ai, tô inlove com esses estrangeiros que a vida fez falar português e conhecer BH, tava cansada de dizer que a minha cidade era entre Brasília e Rio de Janeiro, só pra situar as pessoas na posiçao geográfica, porque ninguém nunca ouve falar de lá. Tenho orgulho de ser mineira! Mas ninguém me reconhece.

Nenhum comentário: