11.2.11

Budapest

 Sim, duas semanas de temperatura acima de 0º C, pra nao falar acima de 30º C. E muitas, eu disse: muitas impressões  ficaram guardadas na cuca até agora (e não sabe-se até quando ficarão). O caso é que Budapeste foi uma das minhas cidades preferidas (não que eu tenha conhecido muitas), mas, sinceramente, ela é uma das mais... especiais e eu nao tinha palavras pra explicar direito. Foi a melhor viagem, apesar de 17 horas de ônibus pra chegar. Clima agradável, cidade REALMENTE bonita, pessoas fantásticas! Sério, as pessoas que a gente conheceu, as do hostel, o motorista do ônibus, a moça das informações turísticas, TODOS muito solícitos, simpaticos. Divertidos esses húngaros: existe um Labirinto do Castelo de Buda, servia como abrigo de guerra, tem várias coisas...diferentes. Uma pegada deixada pela civilização do século XX, apetrechos encontrados: microfone, radio... uma bizarrice só. Tem uma garrafa de Coca Cola, que tem um texto de apresentação assim: "Idade: cerca de 38 milhões de anos, tamanho 385X96X55 cm Material: Conglomerado de cascalho de rio. Seu tamanho e raridade (uma peça!) indicam seu papel central - quiçá "cúltico" - para a civilização HC [seja lá o que HC seja]. (Visitantes criticaram o motivo pelo qual é permitido uma corporação em um sistema de escavações. Os críticos podem ter ficado confusos/surpresos com o quão a garrafa de coca-cola é similar a essa peça encontrada há 38 milhões de anos. O Labirinto do Castelo de Buda é uma área livre de anúncios)"
Em outras palavras: Pegadinha do malaaaaaandro! É muito divertido, anyway. Ri muito.

As edificações são muito bonitas, igrejas, castelos, o Mercado Central...e ainda possuem piscinas de águas termais, o paraíso. Num frio de zero graus, entramos numa piscina com jacuzi a mais ou menos trinta graus e outra que tinha a temperatura de trinta e sete graus. Pouco relaxante, viu... coisa ruim, nem quis voltar lá.

Quis, depois que conheci, ter ido no Szimpla Kert durante a noite. O lugar é ótimo. Lindo. Mesmo. Deu vontade de fazer um desse tipo aqui em BH. Mas eu não tenho... contatos, essa é a palavra certa. Vou amadurecer a ideia.

Enfim, curti demais a cidade. Quero voltar lá. E conhecer Praga. Outra certeza sobre a Europa. (Itália, Espanha e Inglaterra até quero conhecer, mas primeiro vem Praga. E talvez Moscou venha depois.) E que postagem lixinho pra uma cidade que foi tão boa comigo. HAHA

Nenhum comentário: